Tudo sobre Dermatite Seborreica

Olá, tudo bom meus amores? Hoje o assunto é sério é quero começar dizendo que eu tenho dermatite seborreica no rosto.

O QUE É DERMATITE SEBORREICA

 

A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma doença da pele bastante comum. Esta forma de dermatite é uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas.

A dermatite seborreica se caracteriza por lesões de pele tipo rash, com placas vermelhas que coçam e podem descamar. As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como couro cabeludo, face, região peitoral, canal auditivo e costas. Quando acomete o couro cabeludo, a produção de caspa é um dos seus sinais mais comuns.

A dermatite seborreica não é uma doença contagiosa e não é um sinal de má higiene pessoal. Tocar nas lesões não fará você pegar a doença.

A dermatite seborreica acomete cerca de 20% da população mundial, porém, somente 3% lesões de pele são clinicamente relevantes. Homens são mais acometidos que mulheres. É uma doença que têm dois picos de incidência: durante o primeiro ano de vida e após a puberdade. Uma vez que as lesões tenham surgido pela primeira vez, ela torna-se uma doença crônica, que vai e volta ao longo das décadas, com períodos de agravamento das lesões, seguidos de grande melhora e desaparecimento dos sintomas.

O meu caso não é tão sério, mais incomoda demais é o tratamento é caro!! Pra quem gosta de se maquiar logo após ao usar a base de rosto fica evidente na testa, fica um aspecto horroroso.

CAUSAS DA DERMATITE SEBORREICA

As causas da dermatite seborreica não estão totalmente esclarecidas. Sabemos que ela não é propriamente uma doença das glândulas sebáceas, e os pacientes acometidos não necessariamente têm um aumento da produção de sebo (oleosidade) por essas glândulas. Contudo, a predileção da dermatite seborreica por áreas da pele ricas em glândulas sebáceas nos indica que estas estruturas fazem parte do processo fisiopatológico da doença.

A teoria mais aceita atualmente é de que as glândulas sebáceas, e a oleosidade produzida pelas mesmas, desempenham um papel permissivo na gênese da dermatite seborreica, possivelmente através da criação de um ambiente favorável para o crescimento de fungos. O fungo alimenta-se de restos de pele morta e tem preferência por áreas com maior produção de sebo.

A dermatite seborreica não é considerada uma doença infecciosa, apesar de haver melhora dos sintomas quando tratada com medicamentos antifúngicos. Não é preciso temer o contato com pessoas com eczema seborreico, você provavelmente já tem o mesmo fungo na sua pele, e não tem a dermatite porque o seu sistema imunológico convive pacificamente com ele.

SINAIS E SINTOMAS DA DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica se caracteriza por um rash avermelhado na pele, geralmente em placas ou crostas, associado à coceira e descamação da pele. A descamação pode gerar caspa no couro cabeludo, nas sobrancelhas, barba e outras regiões com pelos, como a região torácica nos homens.

As lesões do couro cabeludo podem ultrapassar os limites do cabelo, tornando-se visíveis, apresentando-se como crostas ou placas ligeiramente elevadas, cor de salmão e com descamações amareladas ou prateada. Pode haver queda de cabelo, que costuma regredir com o tratamento.

Em algum casos ela é um pouco mais visível como nos cílios, no couro cabeludo de quem é careca, atrás da orelha, na barba e ao redor do nariz.

 

TRATAMENTO DA DERMATITE SEBORREICA

Não existe cura para dermatite seborreica. Porém, a tratamentos e a doença pode ser controlada de forma que amenize a aparência do mesmo.

Os casos leves, somente com caspa no couro cabeludo, podem ser controlados apenas com shampoo anti-capsa ou anti fungos. Há vários tipos de shampoos anti-caspa disponíveis no mercado. A diferença entre eles é o ingrediente ativo. Shampoos com qualquer uma das substâncias abaixo são igualmente eficazes após quatro semanas de uso:

– Sulfeto de selênio.
– Ciclopirox.
– Ácido salicílico.
– Alcatrão.
– Piritionato de zinco.
– Cetoconazol (leia: CETOCONAZOL – Pomada, Shampoo e Comprimidos).
– Clotrimazol.

O shampoo deve ser deixado no cabelo por pelo menos 5 minutos antes de ser enxaguado.

O meu indicado pela minha dermatologista foi o sabonete liquido da Actine Limpeza profunda para pele acneia, o creme nutradeica (que é salgado $$$). Já tive a oportunidade de usar cetoconazol como shampoo e ele é muito bom, e bem mais em conta né!

Um erro que eu cometia muito ao ver minhas testa com aspecto de pele morta era fazer esfoliação um dia sim, e o outro também. Se você também faz isso, PARE! Só vai piorar.

Se não houver melhora com os shampoos tradicionais, ou se as lesões forem muito intensas, uma consulta com o médico dermatologista faz-se necessária. O uso de loções ou shampoos especiais com corticóides pode ser preciso para o controle das lesões. Deixando claro que nada substitui uma consulta com o dermatologista, sabendo que cada caso é um caso.

 

Deixe seu comentário aqui para eu saber se gostaram do assunto ou caso tenham mais duvidas. Até a próxima, um beijo.dermatite seborreica, dermatologista, pele, caspa, fungos

13 comentários sobre “Tudo sobre Dermatite Seborreica

Deixe um comentário