OUTUBRO ROSA – Prevenção contra o câncer de mama.

Olha leitoras, fim de outubro mas não esqueci do tão importante OUTUBRO ROSA. Como esquecer né? Em outubro é quando acontece a campanha que é um grande alerta para o câncer de mama, então ai vai 13 dicas de como prevenir. É claro que não dispensa o auto exame e consulta regulares com o médico, mas já ajuda bastante.

Os fibromas uterinos, cistos mamários, infertilidade, enxaquecas e mesmo câncer de próstata nos homens podem estar relacionados ao domínio de estrogênio.

Nós realmente somos o que comemos, bebemos, respiramos e pensamos! Embora o alimento com certeza seja considerado o melhor medicamento, o seu uso incorreto também pode ser o maior veneno.

1 – O principal aliado para prevenção do câncer é o alimento, sim o ALIMENTO.

Coma alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas orgânicas, os vegetais, as nozes e as sementes, e alimentos que contém gordura boa como abacate e azeite extra virgem. Além de ser um tratamento natural para cancer de mama.

Coma vegetais e frutas todos os dias para obter o melhor benefício do nutriente.

Especialmente incluir vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, couve, repolho, que fornecem indole-3-carbinol (I3C), um fito nutriente que ajuda a metabolizar o estrogênio. Evite coisas(tudo) em excesso, o ideal é o equilíbrio.

Lembre-se: o açúcar é um grande aliado do câncer! Ativa os genes do câncer e alimenta o crescimento de células cancerosas. Sem falar dos seus vários malefícios para saúde, como o aumento de peso, diabetes, entre outras doenças. Elimine ao máximo o açúcar da sua dieta em todas as formas.

 

2 –  Pare de fumarUm estudo publicado no início de 2013 no Journal of the National Cancer Institute mostrou que os fumantes têm um risco 24% maior e os antigos fumantes têm um risco 13% maior de câncer de mama invasivo do que aquelas pessoas que não são fumantes. Além de provocar outros tipos de câncer como o de pulmão.

 

3. Evite o álcool

O álcool muda a maneira como o estrogênio é metabolizado em nosso corpo, o que pode levar ao domínio de estrogênio. As mulheres que bebem álcool têm níveis superiores de estrogênio corporal do que aqueles que não bebem.

 

 

4 – Faça exercícios regularmente e desenvolva uma prática de ioga.

Qualquer exercício, leve ou intenso, reduzirá o risco de câncer de mama. O exercício aeróbio reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama, alterando o metabolismo do estrogênio em nosso corpo e aumentando a proporção de “bom” (2-hidroxestrona) para os estrogênios “ruins” (16alfa-hidroxestrona).

Yoga equilibra e regula o sistema endócrino e, assim, nossos hormônios. Ele também constrói o sistema imunológico, promovendo o fluxo linfático, sendo este último extremamente importante para a drenagem de toxinas da mama e dos gânglios na axila (braço).

 

5 –  Faça autoexames regulares de mama e massagem mamária.

Eles podem salvar vidas! Obtenha exames clínicos de mama em seus exames físicos anuais e mamografias, caso seja necessário.

 

8 –  Mantenha a composição corporal adequada e a porcentagem de gordura do seu corpo.

Obesidade e tecido adiposo visceral, ou seja, a gordura acumulada em torno de seus órgãos abdominais é extremamente inflamatória!

 

9 –  Reduzir outros problemas causadores de inflamação em seu corpo.

É importante testar a sensibilidade alimentar e eliminar da sua dieta todos os alimentos aos quais você pode ter alergias ou sensibilidades.

Verifique e analise infecções crônicas no intestino, boca e seios.

Lembre-se, a inflamação torna o sistema imunológico menos efetivo ao fazer seu trabalho, e um sistema imunológico menos eficaz leva à progressão das células cancerosas!

 

10 – Evite toxinas.

Alimentos inflamatórios que são preenchidos com gorduras trans, colorantes artificiais e conservantes.

Produtos químicos de limpeza doméstica, pesticidas e inseticidas.

Plásticos contendo BPA, que podem ser usados para armazenar alimentos e água.

Produtos de cuidados pessoais e perfumes: estes podem conter produtos químicos que perturbam hormônios, como ptalatos e parabenos.

 

11 –  Consuma uma proteína de boa qualidade em cada refeição.

Seu corpo precisa de aminoácidos essenciais em cada passo para funcionar de forma otimizada.

Converse com o seu médico para obter uma análise do seu corpo em relação aos nutrientes, o que lhe dirá se a proteína que você está comendo está sendo digerida e absorvida tão eficazmente quanto deveria.

 

12 – Controle a mente, o corpo e as emoções com exercícios de meditação controle da respiração e liberdade emocional.

Aqui estão algumas dicas:

Medite diariamente.

Aprenda e pratique exercícios de yoga.

Pratique o perdão todos os dias!

Faça um diário antes de ir para a cama para desintoxicar a mente.

 

13 – O sono é o seu melhor amigo!

Um estudo publicado em agosto de 2012 mostrou uma associação entre menos sono e desenvolvimento de formas agressivas de câncer de mama em mulheres.

Se você sofre de problemas crônicos do sono, procure seu médico para encontrar a causa subjacente e corrija-a. Usar remédios para dormir nem sempre é a resposta!

Use dessas dicas para se prevenir dessa doença grave como o câncer de mama. São dicas simples que podem fazer diferença no futuro. Lembre-se sempre também de consultar seu médico caso tenha dúvidas.

Anúncios

3 comentários sobre “OUTUBRO ROSA – Prevenção contra o câncer de mama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s